Sobre a mamãe

Muito obrigada por visitar o blog. Meu nome é Barbara Fernandes, sou fonoaudiologia e mamãe de duas jóias: O Victor de 3 anos e Alice de 13 meses. Iniciei minha carreia em fonoaudiologia em 2000 na Universidade Federal da Bahia ( UFBA), e hoje ha quase 17 anos depois tanta coisa mudou. A jornada foi longa e repleta de aprendizados.

No meu ultimo ano na UFBA tive a oportunidade de fazer intercambio na área de fonoaudiologia para investigar o uso da tecnologia assistiva e acessibilidade para ajudar crianças e adultos com dificuldades de comunicação no estado da Pensilvânia nos estados unidos. O que era para ser 6 meses se transformou em quase 13 anos de vida em solo americano.

Acabei por me graduar na universidade Temple University na Philadelphia e ganhar uma bolsa para o mestrado na área de fonoaudiologia e distúrbios de comunicação no Texas. O foco do meu mestrado foi clinico e com ênfase no bilingüismo. Ao me formar trabalhei com estudantes de idade pré-escolar e fiz avaliações de fala e linguagem.

Screen Shot 2017-06-04 at 1.00.28 PMEm 2009, com a compra do meu primeiro iPhone surgiu a idéia de criar aplicativos para ajudar crianças com fala e linguagem ( nessa época ainda não existia o iPad). Foi então que fundei a empresa Smarty Ears, que hoje é a maior empresa de aplicativos para fonoaudiologia nos estados unidos. Desde então já criei vários aplicativos para iPad tanto em inglês como em português. Hoje são mais de sessenta aplicativos e milhões de aplicativos vendido no mundo todo.Screen Shot 2017-06-04 at 1.02.17 PM

Com a revolução do uso do iPad nos estados unidos surgiu a necessidade de alguém
quem pudesse guiar esses profissionais em como utilizar a tecnologia para o progresso da terapia, e assim virei palestrante conhecida como GeekSLP. Onde já dei seminários e cursos em quase todos os estados americanos assim como no Brasil e Europa.IMG_0985

Em 2014, era o momento de mais um projeto e assim nasceu Smarty Symbols. Um projeto que visa criar símbolos de comunicação onde pais e profissionais podem acessar e criar suporte visuais para crianças com autismo e outras dificuldades de comunicação. Hoje Smarty Symbols é amplamente utilizado no mundo e tem ajudado crianças a aprender e comunicar usando símbolos.

7Mas o que realmente nos transforma não é necessariamente o meu sucesso profissional, mas a chegada das minhas jóias, Victor e Alice. Meus filhos me transformaram em uma profissional que entende os desafios de mamães e papais em ajudar nossas crianças a crescerem e se comunicarem. Meu filho Victor foi diagnosticado como super dotado recentemente também como uma criança com Aspergers. O que me da uma visão bem diferente da sua comunicação e também uma visão de como as vezes temos tantas perguntas.

Durante os últimos anos muitos papais e mamães me mandam mensagens e pedidos de socorro ou perguntas. Vejo que existe uma necessidade de mais informação em uma linguagem fácil de entender e pratica de implementar que pode ter efeitos incríveis nos pequenos. Notei que muitos dos meus amigos e conhecidos sabem muito pouco ou quase nada sobre desenvolvimento infantil para poderem perceber se ha ou não dificuldades ou algum problema que precisa ser observado mais cuidadosamente.

Minha meta: Tentar informar e passar informações que ajudem crianças a se tornarem comunicadores eficientes!